Coordenador : José Paravidino de Macedo Soares
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389706.2199.49971.21022023
Departamento/Setor: HUAP
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : Para assistência/prestação de informação especializada: População do Estado do Rio de Janeiro – população do Estado do Rio (população estimada/2009: 16.010.386 - Fonte: DATASUS, 2009); Para informação sobre condutas: profissionais de saúde do Estado do Rio de Janeiro; Para notificações e vigilância: SINITOX (Sistema Nacional de Informações Toxicológicas), ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); RENACIAT (Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica); Para Educação/Capacitação/Treinamento: Graduandos da área de Saúde (Medicina, Farmácia, Enfermagem, Biologia e Medicina Veterinária) - 30 alunos ou mais por ano, em média, Graduados, sob demanda e em projetos específicos. OUTROS: Instituto Vital Brasil: capacitações conjuntas, projeto em desenvolvimneto (vide Relatório); cooperação técnica e institucional. Ministério Público: atendimento a demandas diversas relacionadas às notificações de intoxicações agudas e avaliação de saúde de populações expostas a agrotóxicos, além de participação no Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. Na estimativa da quantidade de pessoas nas categorias dos tipos de público optou-se por definir apenas o público interno da ação, considerando as suas características e dificuldade de especificar precisamente o número de pessoas nas demais categorias - 30 alunos ou mais por ano, em média. Assim, os demais foram incluídos em outros, e incluem a população à risco no Estado (toda a população).
Local de atuação: Centro de Controle de Intoxicações - Hospital Universitário Antônio Pedro - Universidade Federal Fluminense Rua Marquês de Paraná, 303, 3o and, frente, Centro Niterói, RJ. Tel: 21 2629-9253, 2629-9233 e 2629-9021 Em média: 20 vagas Com a pandemia, atividades discentes do Projeto foram replanejadas e executadas remotamente. Em 2022, as atividades também dependerão do cenário pandêmico e das definições da UFF.
Objetivo
Gerais 1.Funcionar 24 horas por dia, prestando informações para apoio/auxílio ao diagnóstico e para o tratamento aos pacientes intoxicados no atendimento do HUAP e das demais Unidades de Saúde do Estado, que são determinantes para a redução da morbidade, mortalidade e sequelas relacionadas às intoxicações, sendo único no Estado, e atendendo à RDC 19 de 2005 da ANVISA que determina funcionamento 24 horas, ininterruptamente; 2.Contribuir para a implantação efetiva da Toxicovigilância no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, de forma a subsidiar a tomada de decisão dos gestores públicos de saúde; 3.Manter o Sistema de Notificação à ANVISA, funcionando 24 horas por dia, o ano todo na captação e registro de notificações; 4.Capacitar acadêmicos da área de saúde (medicina, medicina veterinária, farmácia e enfermagem) e difundir o conhecimento na área de Toxicologia; 5.Desenvolver atividades de prevenção, Ensino, Pesquisa e Extensão. Específicos 1.Integrar a Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica - RENACIAT e ser referência da OMS-IPCS; 2.Gerar e disponibilizar um banco de dados para a Toxicovigilância; 3.Conhecer o perfil epidemiológico das intoxicações do Estado do Rio de Janeiro, através das notificações espontâneas feitas ao CCIn; 4.Disponibilizar dados aos gestores de saúde para a tomada de decisão; 5.Fornecer informações à comunidade técnica, científica e leiga sobre intoxicações e exposições a substâncias químicas, através de suas atividades regulares de informação, ou por ações, programas, campanhas e demais projetos de prevenção e de extensão; 6.Capacitar e treinar futuros profissionais de saúde das áreas de medicina, enfermagem, farmácia, e medicina veterinária, a prevenir, atender, orientar, tratar e prevenir os casos de intoxicação exógena, assim como o exercício da cidadania; 7.Contribuir para a melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes intoxicados, diminuindo assim a morbidade e mortalidade relativas a estas intoxicações; 8.Participação em Projetos de Extensão, conforme oportunidades; 9.Desenvolvimento de pesquisa e divulgação dos resultados – apresentação de trabalhos em Congressos, publicações, etc; 10.Desenvolvimento de Cursos de Extensão, e demais eventos com a finalidade de capacitar profissionais de saúde do estado e disseminar melhores práticas; 11.Integração entre Ensino-Pesquisa-Extensão-Serviço-Sociedade. 12. Atender às demandas do Ministério Público, Ministério da Saúde, ANVISA e outras instituições envolvidas com toxicologia e saúde; 13. Prestar informações e orientações à população através do Disque Intoxicações 0800 722 6001; 14. Reduzir o atendimento nos serviços de saúde já sobrecarregados, através de orientações à população e aos profissionais de saúde que atuam em todos os níveis de atenção e vigilância à saúde.
Resumo
As intoxicações constituem um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. O CCIn Niterói, desde o final da década de 1980 contribui para o conhecimento do perfil das intoxicações, melhoria no diagnóstico e tratamento, com consequente diminuição da morbi-mortalidade referente às intoxicações agudas no Estado do Rio de Janeiro, sendo atualmente o único CIAT do Estado. Integra a Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (RENACIAT), sendo Centro de referência da OPAS e OMS (Programa Internacional de Segurança Química - IPCS) para atendimento de emergências químicas, conforme consta na página do IPCS/WHO. Principais objetivos: 1.Prestar informações especializadas/assessoria/apoio para diagnóstico e conduta dos casos de intoxicação atendidos nas emergências e demais serviços de saúde de todo o Estado; 2.Conhecer o perfil epidemiológico e contribuir para a redução da morbidade, mortalidade relacionada às intoxicações no Estado; 3.Gerar e disponibilizar dados para a Toxicovigilância, de forma a subsidiar a tomada de decisão dos gestores públicos de saúde; 4.Capacitar acadêmicos das áreas de medicina, enfermagem, farmácia, medicina veterinária e biologia, a prevenir, atender, orientar e tratar casos de intoxicação; 5.Difundir o conhecimento na área de Toxicologia, contribuindo para a melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes intoxicados; 6.Desenvolver atividades integradas de Ensino-Pesquisa-Extensão de forma multidisciplinar, promovendo uma experiência única de capacitação em toxicologia e no trabalho multidisciplinar característico da área, complementar à formação curricular. Durante a restrição de atividades presenciais, em razão da pandemia, o foco estará na prevenção.